Monday, April 18, 2016

7 DICAS PARA TIRAR UMA FOTO NÍTIDA

Na maior parte das vezes, fotografar nitidamente é um enorme desafio, principalmente quando nos encontramos em locais de baixa luminosidade ou em condições de movimento constante. Acho extremamente importante debater esse assunto, pois inúmeras vezes só percebo a falta de nitidez em minhas imagens na hora de tratá-las no Photoshop ou Lightroom, aí o trabalho já é bem maior.
Estava lendo um blog de fotografia e me deparei com um texto um pouco antigo, mas que achei super interessante... Então, decidi trazê-lo em minha versão - e em português - para esclarecer alguns aspectos. Vamos lá?

1. É FUNDAMENTAL UMA BOA LENTE: infelizmente a lente do kit não fará milagres em suas fotos, mas não necessariamente você precisa da lente mais cara do universo para ter boas fotografias (eu iniciei com uma 50mm f/1.8D que me atendeu muito bem por aproximadamente 5 anos)...

2. A VELOCIDADE DO OBTURADOR DEVE ESTAR EM, NO MÍNIMO, 1/125: isto é regra para quando você fotografa crianças, por exemplo, já que estas encontram-se em constante movimento. 1/125 é uma boa dica, afinal quando a iluminação não está favorável, ir muito acima disso também passa a prejudicar em outros aspectos da imagem.

3. TRAVE OS COTOVELOS: quando você não usa um tripé, você deve ser seu próprio tripé, rs. Para isso, trave os cotovelos no corpo... Ajuda bastante!

4. NÃO FOTOGRAFE APENAS EM GRANDES ABERTURAS: sim, eu sei, o fundo desfocado... mas é necessário muito conhecimento da lente para utilizar a abertura máxima, caso contrário, a lente acabará focando em outro ponto, e sua fotografia estará arruinada.

5. PRESSIONE O DISPARADOR SUAVEMENTE: afinal, quanto mais forte você apertar o botão, mais sua câmera irá tremer, e não é para isso que estamos aqui, certo? Seja calmo e delicado, aperte suavemente.

6. ISO BAIXO - SEMPRE QUE POSSÍVEL: quanto maior o ISO, maiores as chances de ruídos na imagem. Minha sugestão: use ISO 250 para baixo.

7. MUDE SEU PONTO FOCAL DE LUGAR: não dá para achar que a foto vai ficar nítida se você nunca sequer regulou o ponto focal de acordo com a cena. Acompanhe o objeto ou a pessoa que você está fotografando - mais precisamente, em direção ao olho - com certeza já é um grande começo.

0 COMENTÁRIOS:

Post a Comment